O ISPG, por meio do Centro de Incubação de Empresas (CIE), realizou nos dias 04 e 05 de Abril de 2024 a III Semana de Empreendedorismo do ISPG, sob o lema: “Desconstruir Estigmas Para Criar Negócios Impulsionadores do Desenvolvimento Sócio Económico das Comunidades”.
Tratou-se de um evento destinado à comunidade politécnica e não só, e consistiu em palestras, mesa-redonda, mentorias e apresentação de ideias/planos de negócio, com objectivo de aumentar o conhecimento daqueles que querem criar a sua empresa num futuro próximo, mas também incentivar outras pessoas a aceitarem novos desafios e a procurar inovar, apoiando e incentivando projectos e empreendimentos inovadores em várias áreas, promovendo e difundindo o fortalecimento da cultura empreendedora.
Durante o evento foram realizadas várias palestras, começando pela palestra de abertura intitulada Empreendedorismo: Ideia de Negócios, Oportunidades e Desafios, cuja palestrante foi a Dra. Éssita Viagem. Seguiram-se outras palestras apresentadas por docentes do ISPG e convidados da UCM e ESNEC, a saber:
Mestre Sulemane Rugunate: Sistemas de segurança social de Moçambique.
Mestre Hortêncio da Cândida Titosse: Fluxo de caixa e indicadores de viabilidade económica
Mestre Osório Chongo e Mestre Crosódio Elias: Políticas de marcação de preços.
dr. Acácio Massingue e dr. Castro Forquia: Criação e legalização de empresas comerciais.
Prof. Titos Raúl Naene Muassa – PhD: Empreendedorismo de oportunidade x Empreendedorismo de Necessidade.
Mestre Hélder Mateus Mutondo: Economia Circular e as oportunidades do empreendedorismo.
Houve também espaço para uma sessão onde jovens empreendedores iniciantes deram testemunhos do seu percurso, o que serviu de incentivo para outros jovens.
Ao mesmo tempo, o evento contou com exposição de vários produtos e serviços, incluindo a prestação de alguns serviços por parte do Hospital Rural de Chókwe.
No final do evento foram apresentados vários planos/ideias de negócio, que mereceram apreciação de um júri e dos presentes.
Com a realização do evento, o CIE conclui que se fortaleceu o ecossistema inovador e empreendedor na comunidade politécnica, através do compartilhamento de ideias, inovações e conhecimentos aos interessados.