Pesquisar por:

O CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS (CIE) REALIZA AS IIIs JORNADAS DE EMPREENDEDORISMO DO ISPG

O CIE realizou mais uma Jornada de Empreendedorismo do ISPG, desta vez na sua III edição, nos dias 27 e 28 de Maio de 2024, cujo lema foi “Desafios para a excelência empresarial através da inovação no mundo dos negócios em Moçambique”.

As jornadas tiveram sua cerimónia de abertura no dia 27 de Maio pelas 09:30 no campus do ISPG em Lionde, anfiteatro 270, e teve como palestra de abertura intitulada “Desafios para excelência empresarial através da inovação no mundo dos negócios em Moçambique, Papel das PME’s na era digital” cujo orador foi o Director das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique, Dr. Feito Tudo Male, com a moderação da Directora da Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, a Dra. Joana Manuel Matusse Joaquim.

Durante os dois dias de Jornadas tivemos palestras, mesas redondas, oficina, apresentação de planos de negócios e exposições. Nas apresentações, contamos com as contribuições de docentes do ISPG que moderaram e acompanharam as apresentações, estudantes do ISPG que acompanharam as apresentações, palestrantes vindos de: Associação das Pequenas e Médias Empresas, LMT WEBNAIRS, CTA – Chókwe, CEDES – Chibuto, Instituto Superior de Santarém – Portugal, Universidade Federal de Tocantins – Brasil, Serviço Provincial de Assuntos Sociais de Gaza, Associação Nacional para o Desenvolvimento Auto-Sustentado, Instituto de ética de Moçambique, Universidade Lusíadas de Angola, a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, Centro Universitário UNIPLAN – Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Brasil.

Foi possível constatar, uma vez mais, a importância deste evento para a comunidade académica do ISPG, tendo proporcionado vários momentos de reflexão e debate sobre as questões mais prementes e novos desafios com que actualmente se deparam os empreendedores e aqueles que pretendem empreender. Estes momentos permitiram uma reflexão mais profunda sobre cada um dos temas que estiveram em debate, incentivando os estudantes para se tornarem inovadores e empreendedores e estejam habilitados a desenvolverem ideias de negócio nesta era digital que presenciamos, e que a partir dessas jornadas, se desenvolva uma cultura da inovação e do empreendedorismo no ISPG.